http://www.luzinformatica.com.br
link da publicação http://technet.microsoft.com/pt-br/library/dd799299(v=ws.10).aspx
Publicado: outubro de 2009
Atualizado: outubro de 2009
Aplica-se a: Windows 7, Windows Server 2008 R2
Os procedimentos abaixo descrevem como adicionar um VHD (disco rígido virtual) de inicialização nativo ao menu de inicialização usando a ferramenta BCDedit. Se você estiver adicionando o VHD a um computador que já possua uma instalação do Windows® 7, será necessário adicionar uma entrada de inicialização ao menu. Se você estiver adicionando o VHD a um computador que esteja executando uma versão mais antiga do Windows, por exemplo o Windows Server® 2008, será necessário atualizar a partição do sistema usando a ferramenta BCDboot e editar o menu de inicialização usando a ferramenta BCDedit.
Para atualizar um computador baseado em BIOS de modo a incluir um menu de inicialização do Windows 7
Se estiver implantando o VHD em um computador baseado em BIOS sem um menu de inicialização Windows 7, por exemplo, um computador usando o Windows Server 2008 como o sistema operacional em execução, será necessário atualizar o ambiente de inicialização usando um disco do Windows PE (Ambiente de Pré-instalação do Windows) antes de poder configurar o sistema para VHDs de inicialização nativos.
- Copie o arquivo .vhd para o computador de destino. Por exemplo, em um prompt de comando, digite:
copy N:\VHDs\windows7.vhd C:
- Use a ferramenta DiskPart no Windows PE para anexar o VHD no computador de destino. Você pode anexar um VHD usando o comando Attach vdisk. Isso ativa o VHD de modo que ele aparece no host como uma unidade de disco em vez de um arquivo .vhd. No prompt de comando, digite:
diskpart select vdisk file=c:\windows7.vhd attach vdisk list volume select volume
assign letter=v exit - Use a ferramenta BCDboot, localizada no diretório \System32 da imagem do VHD ou no Windows PE para copiar os arquivos do ambiente de inicialização e a configuração de BCD (Dados de configuração de inicialização) do diretório \Windows no VHD para a partição do sistema. Em um computador com firmware BIOS, a partição do sistema é a partição ativa do primeiro disco rígido. Por exemplo, para usar o BCDboot a partir da imagem do VHD, em um prompt de comando, digite:
cd v:\windows\system32 bcdboot v:\windows
Para atualizar um computador baseado em UEFI de modo a incluir um menu de inicialização do Windows 7
Se você estiver implantando o VHD em um computador baseado em UEFI sem um menu de inicialização Windows 7, por exemplo, um computador usando o Windows Server 2008 como o sistema operacional em execução, será necessário atualizar o ambiente de inicialização usando um disco do Windows PE antes de poder configurar o sistema para o uso de VHDs de inicialização nativos.
- Copie o arquivo .vhd para o computador de destino. Por exemplo, digite em um prompt de comando:
copy N:\VHDs\windows7.vhd C:
- Use a ferramenta DiskPart no Windows PE para anexar o VHD ao computador de destino. Você pode anexar um VHD usando o comando Attach vdisk. Isso ativa o VHD de modo que ele aparece no host como uma unidade de disco em vez de um arquivo .vhd. No prompt de comando, digite:
diskpart select vdisk file=C:\windows7.vhd attach vdisk list volume select volume
assign letter=v exit - Em um computador baseado em UEFI, a partição do sistema fica oculta por padrão e deve receber uma letra de unidade antes de executar a ferramenta BCDboot. Use a ferramenta DiskPart para localizar a partição do sistema EFI e atribuir uma letra de unidade. No prompt de comando, digite:
diskpart select disk 0 list partition select partition
assign letter=s exit é a partição do sistema EFI de 100 megabyte (MB) formatada com FAT. - Use a ferramenta BCDboot, localizada no diretório \System32 da imagem do VHD ou no Windows PE para copiar os arquivos do ambiente de inicialização e a configuração de BCD do diretório \Windows no VHD para a partição do sistema. Por exemplo, para usar o BCDboot a partir da imagem do VHD, em um prompt de comando, digite:
cd v:\windows\system32 bcdboot v:\windows /s s:
Para adicionar um VHD de inicialização nativo a um menu de inicialização existente do Windows 7
Se você estiver implantando o VHD a um computador com uma instalação existente do Windows 7 ou do Windows Server® 2008 R2, poderá usar a ferramenta BCDedit para tornar o novo VHD inicializável e adicioná-lo ao menu de inicialização. Para obter mais informações sobre como usar a ferramenta BCDedit, consulte este site da Microsoft (a página pode estar em inglês).
Antes de começar, faça backup do seu armazenamento BCD usando a ferramenta BCDedit com a opção /export. Por exemplo, em um prompt de comando, digite: bcdedit /export c:\bcdbackup |
- Copie uma entrada de inicialização existente para uma instalação do Windows 7. Você modificará a cópia para usá-la como a entrada de inicialização do VHD. No prompt de comando, digite:
bcdedit /copy {default} /d "vhd boot (locate)"
- Localize o {GUID} na saída do prompt de comando do comando anterior. Copie o GUID, incluindo as chaves, para usá-lo nas seguintes etapas.
- Defina as opções device e osdevice para a entrada de inicialização do VHD. No prompt de comando, digite:
bcdedit /set {guid} device vhd=[locate]\windows7.vhd bcdedit /set {guid} osdevice vhd=[locate]\windows7.vhd
- Defina a entrada de inicialização do VHD como a entrada de inicialização padrão. Quando o computador reiniciar, o menu de inicialização exibirá todas as instalações do Windows no computador e inicializará no VHD após a conclusão da contagem de seleção do sistema operacional. No prompt de comando, digite:
bcdedit /default {guid}
- Alguns sistemas baseados em x86 requerem uma opção de configuração de inicialização para o kernel de modo a detectar determinadas informações de hardware e inicialização com êxito a partir de um VHD. No prompt de comando, digite:
bcdedit /set {guid} detecthal on
Nenhum comentário:
Postar um comentário